Integração Fracttal - SAP
Nesta página, você encontrará informações sobre como funciona uma integração entre Fracttal e SAP, resolvendo as preocupações mais comuns ao lidar com este assunto.
Integrações Fracttal
Fracttal é um software baseado em nuvem que oferece a seus clientes uma API de integração sem custo adicional, através da qual nossos usuários podem consultar, atualizar, criar e excluir informações nos diferentes módulos Fracttal.
Nossa API oferece flexibilidade para comunicar com a Fracttal permitindo integrações personalizadas, relatórios personalizados com ferramentas como Power BI e muito mais.
A Fractal Api é composta de um conjunto de serviços web REST (POST, PUT, GET, DELETE) que estão documentados no site https://api.fracttal.com/v3-pt/.
As integrações Fractal consistem no envio e/ou recebimento de informações entre um sistema externo. O fluxo de informações dependerá das necessidades do cliente e dos processos comerciais.
Para integrar com o Fracttal, será necessário um programa intermediário entre as duas aplicações, que será responsável por comunicar com cada plataforma, processar as informações e levá-las para o outro sistema.
Fracttal - Integração SAP
As integrações entre Fracttal e SAP são uma das integrações mais comuns, devido ao grande número de clientes que este ERP possui.
Comunicação
Como explicado acima, para ter uma comunicação externa com a Fracttal usamos os APIS que são publicados e para o uso de todos os nossos clientes.
A comunicação com a SAP dependerá da versão do SAP que for implementada e das recomendações da equipe técnica encarregada da implementação e manutenção da ferramenta na empresa.
Por exemplo, para a versão SAP Bo, o método mais aconselhável de comunicação é via web services que são desenvolvidos de acordo com as necessidades do processo a ser integrado.
Neste caso, o programa de comunicação entre as plataformas pode ser em um servidor na nuvem, pois não depende da rede SAP ou da Fracttal para obter as informações.
Por outro lado, a versão SAP R3 oferece funções (RFC) ou BAPIS para comunicação com os diferentes módulos. Portanto, por razões de praticidade, estas funções são analisadas a fim de utilizá-las e evitar o desenvolvimento de novos BAPIS.
Neste caso, o programa de comunicação entre as plataformas deve estar em um servidor que esteja na mesma rede SAP, para ter acesso ao SAP, e ao mesmo tempo, o servidor deve ter acesso à Internet para poder se comunicar com a Fracttal.
Exemplo de integrações realizadas
As integrações mais comuns entre SAP e Fracttal estão relacionadas com o módulo Armazém (Fracttal) e o módulo Materiais (SAP) e consistem no seguinte
-
SAP torna-se o mestre de materiais, o que significa que todos os movimentos como saídas, entradas, compras e outros são feitos no sistema e o Fracttal torna-se um espelho das informações de materiais, ou seja, ele só será responsável por receber informações do SAP, geralmente recebe informações de materiais como quantidade disponível, custos, unidade de medida, entre outros. Esta comunicação entre plataformas é feita através de uma integração e tem como objetivo gerenciar a manutenção com os recursos reais que a empresa possui.
-
Fracttal envia à SAP a quantidade de recursos ou materiais utilizados na manutenção. Isto é para que, por meio da integração, as saídas e devoluções do armazém correspondentes à execução da ordem de trabalho possam ser realizadas no SAP.
-
Integração relacionada aos ativos físicos:
-
SAP torna-se o mestre das informações dos ativos físicos e gerencia todas as suas informações como depreciação, custos, entre outros. Fracttal cria e atualiza os ativos consultados através da integração a partir do SAP. A Fracttal realiza toda a gestão de ativos no que diz respeito à manutenção.
Updated almost 2 years ago